segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"BOLAS ALARANJADAS"

Naquelas viagens nos finais de semana, são comuns encontrarmos na beira das estradas, aquelas fiações, com bolas alaranjadas nos fios, mas para que serve aquilo? O interessante é como ficamos imaginando sobre esse artefato, será que é para armazenar energia?, ou para proteção dos fios? 
Primeiro o nome dessa bola alaranjada é esferas dissipadoras eletro geométrica e, ela tem uma utilidade nos fios, mas antes de chegarmos no ponto chave, tem-se um detalhe, muitas pessoas dizem, que ela serve apenas à visualização da fiação de alta tensão(até rimo), entretanto de fato ela serve, ajuda no reconhecimento da fiação por pilotos de aeronaves, porém não é só essa utilização, o que muitas pessoas desconhece, é que essas esferas não são colocadas nos fios de alta tensão e, sim nos cabos de aço, servindo para atrair as descargas elétricas de raios, quando um raio atinge uma bola, ela vai passando a descarga de uma esfera à outra, até atingi a estrutura metálica e, chegar ao solo, ou seja, ela funciona como um para-raio das fiações.

3 comentários:

Unknown disse...

égua essa das bolas alaranjadas eu juraria que foi ensino do ifpa, kkkkk é a cara dela rsrsrs mas eu sei q o teu curso é edificações... OBRIGADA POR ESCLARECER ESSA, EU DIZIA P TDS Q ME PERGUNTAVAM... QUE ERAM BOLAS DE ISOPÔ PRA INFEITE KKKKKKKKKKKKKKKK

Bruno Lima disse...

Essa de bola de isopô para enfeite, foi boa.

Fábio disse...

Essas bolas não parecem ter a função de "carregarem" uma descarga atmosférica até a torre, que contém o aterramento. Não há nenhum motivação teórica para tal fato, uma vez que as esferas são tradicionalmente construídas de material isolante (fibra de vidro) e por sua geometria não tendem a atrair descargas atmosféricas. Elas são alocadas nos cabos guarda das linhas de transmissão de alta tensão e servem para sinalização de alerta para aeronaves. Na realidade, os cabos guardas são os que tem a função de blindagem eletromagnética das linhas, ou seja, a disposição dos mesmos é realizada de tal maneira que dentro de um determinado raio, as descargas atmosféricas são atraídas e levadas até as torres que contém o aterramento (princípio da gaiola de Faraday).
Caso tenha a fonte dessa informação (dissipadoras eletro geométricas), favor divulgar.