domingo, 8 de maio de 2011

CUNAMBÍ


Estava lendo alguns artigos na internet, e me deparei com um texto de um jovem, onde ele afirmava que existia um líquido o qual se jogava à agua e, de repente os peixes começavam a boiar mortos, na hora achei estranho, será que é coisa do outro mundo? Porém minutos depois me recordei de quando vou pescar com meu tio em Marudá-PA, estava me lembrando que antes de nós sairmos para pescar, ele preparava um tipo de batida com uma planta o qual ele chamava de cunambí e, depois ele engarrafava e íamos pescar, chegando no rio, ele derramava sobre as águas o cunambí e, depois de um tempinho começava a boiar peixes no rio, claro depois de nós já termos pescado com rede, de feito aquela bagunça antes de virmos embora, jogamos o cumanbí para trazermos o máximo de peixes possível, mas o que tem essa erva que faz o peixe boiar praticamente morto na água?
 Cunambí é uma planta da espécie Clibadium surinamense da família asterácea, encontrada ne região norte do Brasil, essa planta como foi mencionada no excerto acima é utilizada na pesca. Quando jogado esse líquido sobre á água e, o peixe ingeri o líquido ele fica intoxicado, boiando na água, dependendo da quantidade utilizado do cunambí, pode levar à morte do peixe.


3 comentários:

Max.. disse...

Interessante, kda estado com seu jeito, aqui no amapa de preferencia no oiapoque, fazemos de forma diferente, peamos o talo da folha do buriti seco pimenta e a folha do cunanbi fazemos a mistura do nosso jeito, e pegamos só um tipo de peixe, e naun é liquido o nosso, fica tipo uma massa de de paõ ai fazemos bolinhas do tamanha de uma bolinha de gude e jogamos no rio, pegamos só araccu " pial" pra algunsss

Unknown disse...

Tenho uma casa no ramal do caratateua em Curuçá , onde um pescador disse que a folha do cunambi é bom para curar os males estomacais , chegando a curar até câncer do estômago....

Rosy disse...

Deus me livre kkkk eu que n quero experimentar😂😂