sexta-feira, 22 de abril de 2011

PARADOXO

entendeu a figura?
Conseguiu entender como está àquela aresta na diagonal da figura? Caso você não tenha conseguido, nem me pergunte por quê! Até agora eu fico imaginando por onde ela passa. Mas como essas existem vários paradoxos os quais intrigam a comunidade científica internacional, analise esta frase "esta frase é falsa", se a afirmação for verdadeira, ela nos comprova que a frase é falsa, agora ela sendo falsa, então ela afirma que é verdadeira. Viagem na frase e entenda!
Como esse, temos o paradoxo da professora que decide passar para os alunos, uma prova surpresa na próxima semana (de segunda à sexta), um grupo de alunos da classe resolveu tentar descobrir em que dia ela passará a prova, eles imaginaram o seguinte: Vamos partir do pressuposto que a professora não passe o teste, nem na segunda, nem na terça, nem na quarta e nem na quinta, se ela não passar na quinta, só poderá passar na sexta, agora ela passando o teste na sexta, não será mais surpresa para os alunos, assim descartando a sexta, temos o mesmo fato na quinta, pois chegando à quarta, não será mais surpresa quando ela passar o teste na quinta, assim será à quarta, à terça e à segunda. Portanto não será surpresa para os alunos o teste. Entretanto caso a professora decida passar a prova na quarta-feira, os alunos não saberá que será o teste. Resumindo, esse paradoxo está meio doido, existem várias análises de matemáticos sobre esse paradoxo, sinceramente um mais confuso do que o outro.
Caso você tenha sobrevivido a essa leitura até aqui, então para finalizarmos, um paradoxo bem conhecido, porém nem tão mais fácil, o "paradoxo do barbeiro", de Bertrand Russell, Em um vilarejo existe um barbeiro que barbeia a todos que não se barbeiam então quem barbeia o barbeiro? Difícil ne, uma saída seria dizer que o barbeiro é uma mulher, mas isso está longe de ser garantido cem por cento, até porque a matemática trabalha com fatos.

Nenhum comentário: