sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VERÃO AMAZÔNICO


Que confusão. Nesse início de ano na amazônia, mas precisamente no estado do Pará, vêem-se  com muita frequência dias com intensa chuva, mesmo sendo o Pará, o qual é conhecido como o estado daquela famosa chuva da tarde, aonde os casais de namorado marcam encontros, não com horários definidos, mas sim antes ou depois da chuva, porém isso é detalhe, vamos ao que nós interessa, o curioso é notarmos como as pessoas leigas, denominam esses meses de inverno! O que não progredi , na imaginação da maioria da população, a chuva significa inverno e, o sol quer dizer verão, por parte está correto, entretanto não é chuva ou sol, que de fato caracteriza estação de ano.
Portanto vamos entender o que acontece, se pegarmos um ano e dividimos pelas quatro estações, teremos três meses para cada estação, no Polo sul  da terra o verão se dá nos dias de final de dezembro, até o começo de março, e o oposto acontece no Polo norte da terra, onde é o inverno que se dá nesses dias, isso acontece por causa de uma pequena inclinação o qual a terra tem em torno do seu próprio eixo de rotação, propiciando uma intensa irradiação de raios solares sobre uma determinada região, como foi dito, nesses meses é inverno na europa e, verão no Brasil, no caso da europa, pelo fato de está em região de clima temperado, ou seja, tem as estações de ano bem definida, o inverno ainda é mais rigorosa, causando uma onda de nevascas. Observe à imagem:


Então se é verão no Brasil nesse período, porque tanta chuva? Lembra quando você coloca uma panela com água no fogo, depois de alguns instantes quando retira-se a tampa da panela, forma-se gotículas de água sob a tampa da panela, é mais ou menos isso o qual acontece à formação da chuva, águas de rios, mares, lagos, etc., evaporam por causa do alto índice de raios solares, pelo fato de ser verão, transformando toda essa água em vapor e, logo em seguida condesa-se ocorrendo a precipitação, esse processo repete-se diariamente, é por isso que temos muitas chuvas no verão. E o inverno no Brasil, que acontece em torno dos meses de julho, agosto e setembro, tem-se menas irradiações, ocasionando poucas chuvas.
Agora o que de fato característica o verão e o inverno, é a duração do dia e da noite, no verão temos um dia mais longo e, uma noite mais curta, ou seja, demora mais o crespúsculo, e amanhece mais cedo, o oposto se dá no inverno.
obs: Fazendo um estudo minucioso sobre essa alta precipitação no verão,tem-se diversos fatores que influênciam nas chuvas, tais como: pressões atmosférica, massas de ar, efeitos estufas, mudanças climáticas, entre outras. O objetivo do texto é esclarecer, que não é inverno, e sim verão.

Nenhum comentário: