quinta-feira, 19 de maio de 2011

RUI BARBOSA

Rui Barbosa
Rui Barbosa de Oliveira, baiano, foi um dos grandes intelectuais do Brasil durante a transição do império à república, pode-se ser considerado como o principal elaborador da primeira constituição republicana, foi escritor, jurista, político, homem de grande sabedoria, foi membro fundador da academia brasileira de letras. Entretanto o foco não é Rui Barbosa, mas sobre um episódio da sua vida. 

Diz a lenda que certa vez um ladrão resolveu entrar em sua residência para rouba-lhe uns patos de criação, mas o larápio não contava que na sua saída encontraria com o Rui Barbosa, este aproximou-se e lhe disse:

"Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação para levar meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se isso fazes por necessidade, transijo; mas, se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à enésima potência do que vulgo denomina nada"

E o ladrão sem ter entendido nada pergunta: "Tá bom, dotô, mas me exprica: eu levo os pato ou deixo os pato?

Nenhum comentário: